fbpx

(11) 4191-6860 (11) 94337-3535 (Venda de peças) (11) 99922-6705 (Orçamentos/Projetos) (11) 96373-8353 (Manutenções) (11) 4195-5436

Telhado Verde: como funciona e vantagens

A busca pela sustentabilidade e melhor aproveitamento dos recursos naturais na construção é uma tendência que tem conquistado cada vez mais pessoas.

Um exemplo disso são os telhados verdes, que utilizam a cobertura de imóveis, ou seja, telhados, lajes para a plantação de vegetação.

O telhado verde não é bem uma novidade, mas podemos dizer que ele está começando a ganhar mais espaço aqui no Brasil. Afinal, lá fora, em países como nos Estados Unidos e  Singapura, a construção verde já é uma realidade.

Além de dar um charme especial a casa ou prédio, o telhado verde também traz benefícios incríveis, como um maior conforto térmico e a economia com manutenção de telhas e afins. Quer conhecer mais sobre ele?

Neste post vamos esclarecer suas principais dúvidas sobre ele: o que é, se é possível construí-lo em qualquer imóvel, de que maneira é feito, como funciona e que benefícios trazem.

Acompanhe!

O que é telhado verde?

Conhecido também como telhado ecológico, ecotelhado, cobertura vegetal ou terraço jardim, o telhado verde é a aplicação de uma camada vegetal sobre uma estrutura preparada adequadamente para recebê-la, tanto em telhados convencionais quanto em lajes.

Essa alternativa paisagística une sustentabilidade, arquitetura, design e utilidade. Com isso, garante maior valorização ao imóvel e traz diversos outros benefícios que serão apresentados mais a seguir.

A ideia não é só decorar o local, como uma espécie de vaso decorativo de plantas. O objetivo é economizar energia e tornar a edificação mais sustentável e amigável ao meio ambiente.

Como funciona o telhado verde?

A princípio, qualquer imóvel pode ter um telhado verde. A camada vegetal pode ser implementada em qualquer tipo de construção (metal, concreto ou madeira) e sua montagem dependerá do tipo de estrutura.

No entanto, é imprescindível que um engenheiro seja contratado para avaliar se a estrutura da obra comportará o peso extra da vegetação.

Basicamente, a estrutura de uma cobertura desse tipo se apoia em nada menos que 7 camadas de materiais. Eles são:

  • Telhado: a própria lajota que é usada para cobrir a construção serve como base para aplicação das demais camadas;
  • Membrana à prova d’água: a membrana garante que nenhuma umidade passe para o interior do prédio;
  • Barreira contra raízes: as raízes de qualquer planta crescem de forma natural. Essa barreira serve para conter esse crescimento e estabilizar o telhado todo;
  • Sistema de drenagem: é o sistema que vai drenar, ou escoar, a água captada da chuva e impedir vazamentos ou alagamentos no telhado;
  • Tecido permeável: o tecido permeável logo acima do sistema de drenagem serve como base para colocar a terra que vai receber a vegetação;
  • Terra: toda plantação precisa de terra. Ela vai logo acima do tecido permeável para manter o sistema vivo a garantir que a planta cresça e respire;
  • Vegetação: por fim último vem a vegetação, que pode ser grama ou alguma planta específica.

Alguns sistemas de telhado verde são inteligentes o suficiente a ponto de reter um pouco da água de chuva para irrigar a planta em tempos secos.

Vantagens dos telhados verdes

1- Diminui a poluição e melhora a qualidade do ar das cidades. A vegetação absorve as substâncias tóxicas e a libera oxigênio na atmosfera.

2- Ajuda a combater o efeito de Ilhas de Calor nas grandes cidades.

3- Melhora o isolamento térmico da edificação. Protege contra a alta temperatura no verão e ajuda a manter a temperatura interna no inverno.

4- Melhora o isolamento acústico da edificação. A vegetação absorve e isola ruídos.

5- Maior retenção da água das chuvas. A vegetação auxilia na drenagem da água da chuva, reduzindo assim a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto e ainda filtra a poluição dessas águas.

6- Diminui a possibilidade de enchentes. Como retém melhor a água da chuva, o excesso não vai para as ruas.

7- Ajuda na diminuição da temperatura do micro e macro ambientes externo.

8- Reduz o consumo de energia, e melhora a eficiência energética devido à redução da temperatura no ambiente interno, diminuindo a necessidade de refrigeração.

9- Aumento da biodiversidade, atraindo pássaros, borboletas entre outros.

10- Embeleza a edificação e a cidade.

Desvantagens dos telhados verdes

– Necessita de certa manutenção para manter sua estrutura saudável e com boa aparência.

– O Investimento financeiro inicial pode ser alto.

– Restrições quanto à estrutura podem inviabilizar o sistema.

– Necessita de mão de obra especializada para instalação para evitar problemas de vazamento e infiltrações.

Mesmo com pequenas desvantagens, a relação custo-benefício compensa muito. Além disso, as vantagens beneficiam não só os que moram na residência, mas também a sociedade e o ecossistema.

Agora que você já sabe quais são as vantagens e desvantagens de um telhado verde, veja os exemplos abaixo e inspire-se:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *