fbpx

(11) 4191-6860 (11) 4195-5436 (11) 94337-3535 (Venda de peças) (11) 99922-6705 (Orçamentos/Projetos) (11) 96373-8353 (Manutenções)

Sistema de irrigação para jardim residencial – Tudo que você precisa saber

Ter um sistema automatizado de irrigação não é mais uma exclusividade da agricultura.

Hoje, com a informatização, residências podem fazer uso deste recurso prático, moderno e que oferece muitos benefícios ao usuário.

O sistema de irrigação para jardim residencial facilita e muito o trabalho do proprietário, pois mesmo que ele não esteja presente na residência, as plantas podem ser regadas normalmente.

Neste artigo, você vai entender como o sistema de irrigação para jardim residencial ajuda a manter a grama sempre verde e o jardim mais florido.

Acompanhe!

O que é sistema de irrigação para jardim residencial?

 

Os irrigadores automatizados são equipados com um painel de controle, o qual aciona as válvulas que, por sua vez, liberam a água (por meio de aspersores) pelo tempo e volume programados.

Assim, eles garantem água na medida certa para cada tipo de planta, evitando que fiquem reféns dos regimes de chuvas ou dependam de cuidados constantes e precisos.

Atualmente, a irrigação automatizada para jardim residencial pode ser feita tanto com modelos mais simples, apenas com sensores de chuva enterrados no solo, como com dispositivos inteligentes, os quais detectam a umidade do terreno e calibram o irrigador, para que este não molhe além do necessário.

A irrigação automatizada para jardim residencial também é um grande aliado para quem tem a comodidade de reduzir gastos e custos onerosos, já que auxilia na economia de água.

Tipos de sistema de irrigação para jardim residencial

É importante saber que para necessidade há um tipo de irrigação adequada. Veja abaixo os mais utilizados:

Irrigação por aspersão

O sistema de irrigação por aspersão é um dos mais utilizados no mercado, já que pode ser comparado ao processo natural de rega, ou seja, faz uma simulação de uma chuva.

Essa técnica lança jatos de água pelo ar, direcionado para a região onde está o jardim a ser molhado.

Esse sistema de irrigação pode ser utilizado em qualquer tipo de jardim, porém sua aplicação é muito mais comum em grandes áreas por causa do seu maior alcance.

Irrigação por microaspersão

O sistema de irrigação por microaspersão também lança jatos direcionados para as plantas. Porém, a microaspersão é muito mais suave, uniforme e até mais econômica.

Portanto, ele é considerado mais eficiente que o sistema de aspersão convencional.

Ele também é muito indicado para diversos tipos de lavouras, mas os cultivos de flores e jardinagens os utilizam com maior frequência, justamente por causa da intensidade mais amena.

Irrigação por gotejamento

A irrigação por gotejamento é um sistema de irrigação localizada, onde os gotejadores são dispostos próximos às plantas.

Por meio deles, a cultura é irrigada sem que a folhagem se molhe, pois somente o solo recebe a água.

Esse sistema de irrigação pode ser usado para praticamente qualquer jardim, principalmente para a produção de frutas e vegetais.

Portanto, antes de iniciar a instalação de um sistema de irrigação para jardim residencial é primordial avaliar as condições do solo, clima e tipo de plantas cultivadas junto a um profissional ou empresa especializada.

Somente após este estudo é recomendado iniciar a colocação dos irrigadores, exatamente no local em que foram estipulados por projeto para um bom resultado com o jardim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *