fbpx

(11) 99922-6705 (11) 4191-6860 (11) 4195-5436 (11) 94337-3535 (11) 99922-6705 (11) 96373-8353

Saiba como cuidar do seu jardim no inverno

Saiba como cuidar do seu jardim no inverno com as dicas que temos a seguir. Desde o dia 21 de junho, estamos vivendo na estação mais fria do ano e que pode ser prejudicial para o seu jardim e você irá encontrar folhas secas, flores que não nascem e tudo mais. Alguns cuidados são importantes de se tomar durante esse período de frio extremo como esta fazendo e você irá acompanhar a seguir.

  • Irrigação

O cuidado mais importante de se tomar durante os períodos de inverno e outono, aonde o tempo é mais frio e pode prejudicar as suas plantas, o principal deles é o de irrigação. O inverno normalmente é uma estação aonde ocorre menos chuva e para quem não mantem a irrigação de seu jardim em dia pode encontrar consequências futuras. Mas, também é preciso tomar cuidado para que não aconteça irrigação em excesso o que pode ocorrer à proliferação de fungos.

  • Manutenção do jardim

Outras estratégias como a manutenção de seu jardim auxiliam bastante e garantem que seu jardim permaneça fresco e verde durante todo o período do inverno. Atividades como adubação do solo para facilitar a oxigenação e intensificar o fortalecimento de raízes e, a poda de folhas mortas e galhos secos podem ser algumas soluções mais simples de serem tomadas para a manutenção de seu jardim nesses meses mais frios.

  • Preservar o jardim

Mantendo todos os cuidados que citamos nos tópicos anteriores e a manutenção preventiva de seu jardim e do sistema de irrigação você o estará preservando e preparando ele para a estação seguinte, e assim estará garantindo que ele resista às temperaturas baixas e quando a primavera chegar ele estará mais bonito do que estava antes. È importante também que após a poda do jardim você elimine os resquícios com uma vassoura apropriada para que não danifique o jardim e para que ele possa respirar melhor.

  • Cobertura contra geada

Em alguns locais as temperaturas baixas podem trazer geadas além do frio extremo, por isso também recomendamos que além dos demais cuidados em noites de geadas você cubra o gramado para não maltratar o seu jardim. Recomendamos que você espalhe uma cada de areia grossa de 1 cm mais ou menos sobre a grama, para que as raízes sejam protegidas e uma recuperação rápida .

Saiba como cuidar do seu jardim no inverno
Descubra como proteger suas flores e plantas do jardim no tempo frio
  • Barreira contra o vento

Os ventos fortes do inverno podem arrancar folhas, galhos, levar terra embora e ate mesmo derrubar vasos e se faz necessário à criação de barreiras contra o vento. Os paisagistas aconselham que para proteger as espécies mais delicadas você deve criar muros verdes na área externa ou colocando plantas altas. Já para jardins menores você pode instalar arbustos, buxinhos ou recorrer a bambus. Em alguns casos como em varandas de prédios altos, a melhor opção é o fechamento do espaço com vidro.

  • Excesso de proteção contra o frio atrapalha

Mesmo com as barreiras contra o vento às vezes levamos algumas plantas para dentro de casa, mais é importante lembrar que elas estão acostumadas em viver ao ar livre e isso pode ser extremamente prejudicial. Uma troca de ambiente brusca como a retirada das plantas de seu habitat natural para protegê-las do frio pode acabar estressando em vez de proteger as mesmas.

  • Sistemas de Irrigação
Saiba como cuidar do seu jardim no inverno
Saiba como utilizar os sistemas de irrigação automatizados

Dependendo do tamanho do jardim e para evitar a irrigação em excesso que pode trazer malefícios para suas plantas uma ótima opção é os sistemas de irrigação automatizados. Esses sistemas operam de acordo com o tamanho da área que necessita de irrigação e controlam o uso da água, evitando desperdício e que irrigação em excesso e a proliferação de fungos em suas plantas.  Com os sistemas de irrigação é possível programar o melhor horário para fazer a rega e ele faz o uso inteligente de água, pois esses sistemas normalmente trabalham com captação de água da chuva, o que significa uma economia financeira e uma consciência ambiente.

Agora que você já sabe quais cuidados tomar com o seu jardim no frio e que um dos segredos para manter o seu gramado sempre verde e fresquinho é o uso de sistema de irrigação automatizado você pode entrar em contato com a Irrigamatic e fazer um orçamento para esse serviço e garantir que seu jardim seja preservado em todas as estações do ano.

 

Gostou de nosso artigo? Não se esqueça de comentar e compartilhar em  suas redes sociais

Você pode gostar desse aqui também: Sistemas automáticos de irrigação: tudo o que você precisa saber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *