fbpx

(11) 99922-6705 (11) 4191-6860 (11) 4195-5436 (11) 94337-3535 (11) 99922-6705 (11) 96373-8353

Regar Plantas: Aprenda como, quando e quantas vezes são necessárias

Não é segredo que a rega é um dos passos fundamentais para ter plantas e flores lindas e saudáveis no seu jardim, não é mesmo?

A rega correta faz com que a planta tenha o poder de mostrar o seu máximo potencial tanto em beleza quanto em produção.

Para quem nunca cuidou ou começou agora a cuidar de plantas, regá-las parece não ser uma tarefa complicada. De fato, essa atividade não é nenhum bicho de sete cabeças, mas exige certos cuidados.

E é sobre isso que iremos falar no post de hoje!

Aprenda quando, quantas vezes e como regar plantas a seguir!

Qual o melhor horário para regar minhas plantas?

O início da manhã e o final da tarde (depois das 15 horas) são os melhores horários para as regas.

Não se deve regar ao meio-dia, pois, por ser um horário muito quente, a água acaba evaporando sem chegar uma quantidade suficiente às raízes das plantas e flores.

Regar à noite também não é recomendado, porque nesse período as plantas não absorvem a quantidade necessária de água, e as folhas demoram a secar, podendo gerar fungos ou apodrecimento da raiz.

No inverno, outra dica é não regar no período noturno, pois, neste período, as folhas demoram a secar e existe uma grande probabilidade de gerar fungos e doenças.

De quanto em quanto tempo devo regar minhas plantas?

Não há um tempo exato. Mas é sempre importante avaliar as condições do dia, tendo em vista que o excesso ou a falta de água podem prejudicar a saúde das plantas.

  • Nos dias mais frios a água evapora menos, então a planta precisa de menos água;
  • Nos dias mais quentes a água evapora mais rápido, então é necessário aumentar a frequência.

Para identificar se é necessário mais ou menos água, mexa a terra com o dedo ou com um palito e verifique se ela está seca ou úmida. Se estiver encharcada ou muito molhada, deixe para regar em outro momento. Ao toque, o solo deve estar sempre úmido!

Também leve em consideração que algumas plantas demandam menos água. Por exemplo, geralmente as que têm folhas mais suculentas não requerem água todos os dias, já as plantas de folhas largas e finas, regue sempre!

Como realizar a rega?

A quantidade certa de água envolve diferentes fatores, porém, uma regra que não costuma falhar é evitar encharcar a terra – lembrando que existem exceções. O excesso de água “afoga” as raízes, que carecem de ar, e aumenta o surgimento de doenças e de fungos.

Procure aguar bem devagar e faça pequenas pausas à medida que perceber que a água está demorando a penetrar na terra ou quando ela estiver escorrendo no fundo do vaso.

Posso molhar as folhas?

Dependendo do tipo de flor ou planta é possível molhar as folhas, mas é importante entender que em espécies que apresentam folhas sensíveis, como as violetas, essa prática pode ser prejudicial.

Dessa forma, aplique a água apenas na base da planta ou em pratinhos, pois manter as folhas secas reduz drasticamente a possibilidade de doenças e fungos.

Dicas gerais

  1. Se a planta tem a folha fina e delicada, ela precisa de mais água. Por exemplo: as samambaias, as avencas, as plantas de horta. Se a folha for grossa como as suculentas e cactáceas, não necessitam de água com frequência, pois possuem a capacidade de armazenar água dentro das folhas e caules.
  2. Ao plantar uma muda, a primeira rega deve ser abundante. Se for em vaso, regue até sair água pelo furo do vaso.
  3. Depois do plantio, no primeiro mês regue em dias alternados. Depois, regue quando a terra estiver começando a ficar seca. Não deixe a planta secar para regar, isto prejudica o seu desenvolvimento.
  4. Existem sistemas de irrigação com gotejamento e controladores automáticos que fazem este serviço com perfeição.
  5. Se a planta estiver no jardim e recebe água da chuva, então regue quando não chover. Se chover por dias seguidos,  deixe o solo secar para regar.

Viu como não tem segredo para regar as plantas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *