fbpx

(11) 99922-6705 (11) 4191-6860 (11) 4195-5436 (11) 94337-3535 (11) 99922-6705 (11) 96373-8353

Jardinagem: como cuidar do gramado no frio?

Quem tem gramado em casa sabe que é algo que necessita de manutenção constante para estar sempre bonito e verdinho.

Contudo, com a chegada do outono e inverno, e com as mudanças drásticas de temperatura, devemos redobrar esses cuidados e realizar uma manutenção específica para que a grama aguente a mudança climática.

Quer aprender como cuidar do gramado no frio e manter uma ótima jardinagem? Separamos algumas dicas importantes para você!

O que acontece com a grama nessa época?

Durante o outono e inverno, a grama entra em um processo conhecido como transição ou dormência, poupando energia para suportar os dias mais frios e escuros, o que faz com que ela apresente um crescimento quase nulo.

Isso acontece para que ela sobreviva às temperaturas baixas.

Retire as ervas daninhas do gramado

As ervas daninhas ameaçam e podem prejudicar o crescimento da grama durante todo o ano, e no inverno seu cuidado deve ser redobrado.

Isso porque elas estão atacando em um momento que a grama está mais fraca, e podem rapidamente germinar sementes em todo seu gramado com muito mais facilidade.

Portanto, retire todas as folhas diferentes e ervas daninhas que localizar, de preferência manualmente, com um removedor de inço ou uma faca de serrinha para arrancar a planta com raízes, evitando que cresçam novamente.

Apare a grama

Após realizar a limpeza, verifique se há a necessidade de poda.

Como a grama cresce menos no inverno, as podas devem ser feitas com menos frequência. Porém, você não deve deixar de acompanhar sua altura ideal de corte, pois quando a grama fica muito alta no inverno, as raízes e rizomas (hastes que produzem as folhas de grama) ficam sem oxigenação e amarelam ou apodrecem.

Sendo assim, faça a poda de maneira que a grama se mantenha um pouco mais alta, entre 3 a 4 cm, dessa forma o gramado conservará melhor a umidade e ficará mais protegida contra o frio e fungos.

Aere a grama

A aeração é um processo de permite a ventilação do solo, o que melhora a luminosidade e diminui a temperatura e umidade da grama, eliminando os fatores que facilitam o surgimento de doenças.

Portanto, após o corte, é recomendável recolher o excesso de aparas. Você também pode fazer perfurações finas e profundas no solo com um garfo apropriado para a circulação de água, ar e nutrientes, mas é necessário ter cuidado para não danificar as folhas.

Cubra a grama em regiões mais rigorosas

É importante cobrir o gramado para protegê-lo da geada, evitando que queime. Essa técnica só deve ser empregada em regiões onde o inverno é muito rigoroso, porque pode abafar a grama e impedir que ela cresça e se desenvolva.

O processo de cobertura do gramado consiste em adicionar terra vegetal sobre ele com o intuito de promover sua renovação. Não é preciso inserir adubo, pois a grama está em estado de repouso e não deve ser estimulada a crescer.

Para isso, adicione uma camada de terra de aproximadamente 3 centímetros e regue toda a cobertura para facilitar a incorporação da mesma.

Faça a irrigação ideal

A irrigação da grama no inverno merece uma atenção especial.

Regue o jardim no período da manhã, duas ou três vezes por semana no máximo, tomando cuidado para evitar encharcamento. Assim, você evita que o mesmo sofra com as temperaturas baixas durante a noite.

Para saber se o gramado precisa de água, repare em suas folhas. Se elas começarem a enrolar, significa que precisam de água.

Adube para fortificar

No inverno também podemos realizar uma adubação para fortalecer a raiz da grama tornando-a mais resistente às condições da estação.

Evite produtos químicos e dê preferência para adubos orgânicos, como os humos de minhoca, que absorve e mantém a umidade da terra na quantidade adequada, e ainda fornece uma grande quantidade de nutrientes.

Como vimos acima, é possível manter o gramado saudável o ano todo. Fique atento aos cuidados especiais no inverno e tenha um tapete verde sempre bonito e deslumbrante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *