fbpx

(11) 94337-3535 (Venda de peças) (11) 99922-6705 (Orçamentos/Projetos) (11) 96373-8353 (Manutenções)

Irrigação por gotejamento: conheça mais sobre o processo e seus benefícios

Atualmente, existem diversos tipos de sistemas de irrigação disponíveis no mercado, dentre eles temos a irrigação por gotejamento, uma das mais utilizadas, principalmente por jardineiros e paisagistas. E é sobre isso que vamos falar no post de hoje!

Acompanhe a leitura até o final e fique por dentro do assunto!

O que é irrigação por gotejamento?

A irrigação por gotejamento é um método de irrigação capaz de fazer a rega das plantas com a quantidade adequada de água por meio de tubos que ficam próximos às raízes. Portanto, é uma técnica eficiente, econômica e sustentável, pois evita o desperdício através da evaporação e aumenta o aproveitamento geral da água e de seus nutrientes.

Ao optar por um sistema de irrigação por gotejamento, uma rede de canos, mangueiras e gotejadores é instalada ao longo das linhas das plantas. Com isso, os gotejadores fornecem água de maneira lenta e uniforme sobre as plantas.

Quais são as vantagens da irrigação por gotejamento?

Acompanhe abaixo os principais benefícios de investir em um sistema de irrigação por gotejamento:

  • Maior controle e distribuição precisa da água: como o fluxo pelos canos e mangueiras é baixo, não existem riscos de desconexões nas tubulações.
  • Flexibilidade de aplicação: o usuário pode configurar o intervalo entre as irrigações, a duração da irrigação, a pressão e o número de gotejadores que serão usados.
  • Adaptável às condições do vento: como o sistema não é afetado pelo vento, os irrigadores por gotejamento podem trabalhar durante horas.
  • Requer menos energia que o sistema de aspersão: é a solução ideal para locais onde a pressão é baixa demais para os aspersores trabalharem.
  • Redução de falhas humanas: esquecimentos, atrasos ou demora podem promover uma irrigação excessiva. Como o gotejamento é mais lento, o usuário tem mais tempo de interromper a atividade sem este perigo.
  • Irrigação seletiva das plantas: com os gotejadores, fica mais fácil realizar a irrigação de acordo com a fase da planta. Das plantas mais novas à planta desenvolvida, pode-se aumentar apenas o número de gotejadores sem grandes problemas.
  • Evita a contaminação: o sistema de irrigação por gotejamento minimiza o risco de contaminação da planta.
  • Permite o uso de águas salinas: quando as águas salinas secam ao sol sobre as folhas, isso provoca efeitos negativos nas plantas. Já em um sistema de irrigação por gotejamento isso não ocorre, pois a irrigação acontece diretamente no solo.
  • Previne a erosão: como o sistema não promove o impacto da água contra o solo, a irrigação por gotejamento evita erosões na área de cultivo.
  • Facilita a aplicação de fertilizantes: o sistema de irrigação por gotejamento é uma ótima forma de aplicar todos os fertilizantes compatíveis com a água, em quantidades exatas para atender às necessidades das plantas.
  • Evita a proliferação de doenças, principalmente as fúngicas.

Como vimos acima, a irrigação por gotejamento garante a entrega da água localizada de forma pontual e uniforme, por meio de gotas, diretamente nas zonas das raízes, sem molhar a parte aérea das plantas, como as folhas, ramos e o caule.

Com isso, podemos dizer que o sistema proporciona inúmeras vantagens, como aumento da economia de água e de tempo, já que o sistema é comandado por meio de controladores e monitorado por sensores de umidade de solo instalados no campo.

Contate a Irrigamatic e confira os melhores sistema de irrigação para jardins!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *