fbpx

(11) 4191-6860 (11) 94337-3535 (Venda de peças) (11) 99922-6705 (Orçamentos/Projetos) (11) 96373-8353 (Manutenções) (11) 4195-5436

Dicas de como economizar água na irrigação

Sabemos que a irrigação é essencial para garantir um melhor potencial da cultura e também ter estabilidade em sua produção, na medida em que passa a depender menos das chuvas.

Mas, por não ser um recurso ilimitado, é importante economizá-la tanto quanto possível.

Por exemplo, em períodos secos, algumas pessoas limitam o uso dos recursos hídricos em suas residências, especialmente nas atividades de jardinagem.

Sendo assim, preparamos este post com algumas dicas simples referentes ao sistema de irrigação para ajudar na economia desse esse recurso natural, porém sem impactar na qualidade das plantas.

Confira!

Vazamentos

É muito importante sempre verificar se não há vazamentos nas mangueiras, válvulas, tubulações instaladas nos equipamentos de captação e distribuição de água no campo.

Para isso, estabeleça uma rotina e fique atento ao tempo de substituição das peças para que o sistema funcione de maneira eficiente, economizando água e dinheiro.

Temporização

Fique atento aos melhores horários para fazer a irrigação.

Por exemplo, o indicado é regar antes do sol se pôr, pois nesse horário, a evaporação é menor.

Além disso, não use os irrigadores entre 17h e 20h30. Esse é considerado o horário de pico de energia, quando a tarifa se eleva significativamente.

Entre 21h e 6h, o valor é ao menos 30% mais barato. Também, como a temperatura é menor durante a noite e a incidência de ventos também, normalmente há uma eficiência maior da aplicação noturna da água.

Saúde do solo

Procure manter a manutenção do seu jardim para que as plantas possam aproveitar melhor a irrigação.

Para isso, faça a remoção de ervas daninhas que crescem junto ao gramado ou em outras áreas do jardim para facilitar a absorção da água, pois essas plantas disputam por água, luz solar e nutrientes.

Além disso, as árvores e plantas devem ser podadas somente quando necessário, pois a poda promove o crescimento das plantas, que precisarão de uma quantidade maior de água.

Outra dica é manter maior quantidade de matéria orgânica no solo, pois isso ajuda na retenção e na conservação de água no solo, além de amenizar a temperatura na terra.

Tipos de irrigação

Se você tiver um sistema de irrigação antigo, considera a possibilidade de substituí-lo por um mais moderno.

Isso porque os irrigadores modernos apresentam diferentes características, como temporizadores e pulverizadores que se adequam a cada tipo de jardim, ajudando drasticamente na economia de água.

Uso de telas

No verão, quando a exposição ao sol leva mais tempo e, consequentemente, causa mais ressecamento das plantas, é preciso reforçar a irrigação.

Para evitar que as plantas precisem de mais água que o normal, é indicado o uso de telas em plantações pequenas e médias para equilibrar a temperatura e consumo de água da planta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *