fbpx

(11) 4191-6860 (11) 94337-3535 (Venda de peças) (11) 99922-6705 (Orçamentos/Projetos) (11) 96373-8353 (Manutenções) (11) 4195-5436

Conheça as vantagens da irrigação automatizada

Manter um jardim, uma horta ou até mesmo uma lavoura demanda tempo e um pouco de conhecimento para garantir que sejam duradouros.

Para muitos, a maior dúvida está na quantidade e no manejo da irrigação, pois isto está diretamente ligado ao fato da qualidade do plantio.

Por isso a irrigação automatizada chegou com tudo para sanar este problema!

Ter um sistema automatizado é prático, moderno e oferece muitos benefícios ao usuário, como maior economia de água, devido a melhor distribuição do recurso.

Neste post vamos conhecer as principais vantagens da irrigação automatizada. Acompanhe!

O que é irrigação automatizada?

O uso da tecnologia nos métodos clássicos de irrigação proporcionou ganhos imensuráveis, originando o que chamamos de irrigação automatizada.

Os irrigadores automatizados são equipados com um painel de controle, o qual aciona as válvulas que, por sua vez, liberam a água (por meio de aspersores) pelo tempo e volume programados.

Assim, eles garantem água na medida certa para as plantas, evitando que fiquem reféns dos regimes de chuvas ou dependam de cuidados constantes e precisos.

Atualmente, a irrigação automatizada pode ser feita tanto com modelos mais simples, apenas com sensores de chuva enterrados no solo, como com dispositivos inteligentes, os quais detectam a umidade do terreno e calibram o irrigador, para que este não molhe além do necessário.

Quais são as vantagens da irrigação automatizada?

A seguir, iremos mostrar alguns motivos para investir na irrigação automatizada e assegurar a sobrevivência e a beleza de jardins e plantações. Confira!

Economia de tempo

Contar com um sistema de irrigação automatizado garante maior economia de tempo e de mão de obra, pois o sistema fará todo trabalho necessário de irrigação.

Este sistema também fornece a possibilidade de irrigações noturnas, já que dispensa acompanhamento.

Portanto, investir na irrigação automatizada é muito mais vantajoso para garantir um jardim sempre bonito e bem cuidado.

Irrigação de maneira correta e ideal para diferentes tipos de plantas

Como todo projeto automatizado ele sempre parte do princípio do fornecimento de água adequado à planta, procurando gerar a distribuição correta e mais uniforme possível para que não haja desperdício.

Isso porque a irrigação em excesso pode trazer problemas às raízes das plantas, prejudicando seu crescimento.

Cada planta ou tipos de flores que compõem um jardim ou uma plantação necessitam de uma determinada quantidade de água para ficarem vistosas e produzirem seu máximo, então uma irrigação automatizada promove essa precisão e adaptação.

Economia de água

O sistema automático utiliza menos água, fornecendo-a de forma mais eficaz.

Por exemplo, a irrigação manual depende da sensibilidade de quem rega, e quase sempre isto significa que a água será mal distribuída ou colocada em excesso, causando assim, um desperdício e também de dinheiro que poderiam ter sido evitados.

E mais: para que o projeto se torne ainda mais econômico e sustentável, pode-se desenhá-lo de modo que consiga aproveitar a chuva, coletada por meio de cisternas verticais instaladas junto às calhas dos telhados.

Maior comodidade e segurança

A eficiência de um sistema de irrigação automático garante jardins sempre bonitos, vivos e exuberantes sem ter que ficar se preocupando em ficar regando e acompanhando massivamente cada processo de irrigação necessário.

Além disso, os sensores que controlam umidade do solo permitem um controle maior sobre a irrigação de forma automática mesmo em situações adversas e também facilita a manutenção, já que fica mais fácil encontrar possíveis problemas e corrigi-los de forma rápida e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *