fbpx

(11) 4191-6860 (11) 4195-5436 (11) 94337-3535 (Venda de peças) (11) 99922-6705 (Orçamentos/Projetos) (11) 96373-8353 (Manutenções)

Como fazer jardim de inverno: Dicas e mais

Os jardins de inverno são uma ótima ideia de paisagismo para quem não tem espaços exteriores, como jardins, e mesmo assim quer trazer todos os benefícios de ter plantas e áreas verdes para dentro de casa. Esse tipo de jardim pode ser um espaço de descontração, tornando a casa mais fresca e úmida.

No entanto, embora jardim de inverno seja um espaço pequeno e selecionado da casa, ele merece cuidados específicos, com a escolha correta de tipos de plantas, de decoração entre outros. Hoje, vamos te dar mais dicas de como manter essa parte da casa sempre viva e saudável. Confira mais!

O que é um jardim de inverno?

O conceito de jardim de inverno surgiu nos países frios da Europa. Ele foi chamado assim, pois os moradores começaram a trazer as plantas para um espaço dentro das casas, já que nos períodos de inverno a neve impossibilita o crescimento das mesmas. Dentro de casa, as plantas encontravam temperaturas mais controladas, e zero neve.

Logo esse tipo de jardim foi levado para os países tropicais, que embora não terem neve em suas estações, ainda sim gostam de ter áreas verdes em casa, que ocupem pouco espaço e mesmo assim garantam todos os benefícios.

Como fazer o jardim de inverno?

Para começar, é importante escolher bem a localização do jardim de inverno, que pode ter duas situações: Um espaço aberto, ou seja, sem cobertura, ou com cobertura translucida. Essa medida é essencial, pois as plantas independentes da espécie precisam receber luz natural para sobreviver.

Com isso bem estabelecido e espaço da casa escolhido como jardim de inverno, hora de escolher as espécies das plantas. Dependendo do espaço disponível, os tipos de plantas escolhidas podem variar, como por exemplo, espaços com muito sol são ideais para lírios, alguns tipos de flores, suculentas, cactos, samambaias e espadas de São Jorge.

Após a escolha dos tipos de plantas, que tal escolher a decoração do seu jardim de inverno? É possível instalar, pequeno lagos, painéis verdes entre outras. Nesses espaços, também é importante estar atento ao tipo de irrigação, que pode ser colocada de maneira automatizada, para facilitar a sua vida.

Para drenar a umidade do solo dessa área, pedras e cascalhos são bem vindos, não fazem sujeira e tornam o ambiente mais agradável.

Como cuidar do jardim de inverno?

Assim como qualquer outro tipo de jardim, o jardim de inverno precisa de atenção mínima, e cuidados especiais. Por ser uma parte da casa, ela está com um contato muito mais próximo dos moradores e por conta disso dobra a importância dos cuidados, para evitar pragas entre outros.

A boa notícia é que por ser uma área pequena da sua casa, os cuidados são mais rápidos e práticos. Pensando nisso, se você é uma pessoa que não tem muito tempo ou conhecimento de jardinagem, escolha plantas que precisam de menos cuidado, como espada de são Jorge, suculentas, palmeiras ou samambaias.

Para manter o seu jardim de inverno em bom estado e saúde, invista em limpezas periódicas para assegurar que não haja nenhuma infestação e ervas daninha, ou outras pragas. A irrigação na medida certa deve ser diária, e fique atenta também a época do ano, já que durante certas épocas as plantas podem precisar de mais água ou agentes de nutrição.

 

Não importa o tamanho do seu espaço, o jardim de inverno pode transformar a sua casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *