fbpx

(11) 4191-6860 (11) 4195-5436 (11) 94337-3535 (Venda de peças) (11) 99922-6705 (Orçamentos/Projetos) (11) 96373-8353 (Manutenções)

Como fazer controle de formigas em jardim

Se você tem jardim em casa, sabe que as formigas são animais que vivem nesses espaços, mas sem o devido controle, elas podem devorar toda a folhagem já que esses pequenos insetos se alimentam de alguns tipos de folhagens. Para te ajudar a combater a invasão das formigas, selecionamos dicas incríveis que você não pode deixar de conferir. Venha saber mais!

Danos que as formigas podem trazer para o seu jardim

Por mais que pequenas, as formigas podem promover um grande estrago para os jardins. Elas se alimentam de praticamente todo o tipo de relva, podem interferir na fotossíntese das plantas o que afeta diretamente no crescimento da espécie. Quando o ataque dos bichinhos é bem sucedido, pode até mesmo chegar a matar a muda.

Quem faz cultivo de flores sabe bem o que é isso. As flores, em especial roseiras, são as favoritas desses animais, juntamente com as mudas de amoreiras. Logo, não importa o empenho e a dedicação que você tenha para com o seu jardim, se há formigas, sua área verde será prejudicada de alguma forma.

A boa notícia é que é possível evitar o aparecimento desses animais ou extingui-los com receitas e métodos caseiros, não precisando necessariamente de venenos que podem interferir na qualidade de vida dos moradores e frequentadores do jardim.

Como fazer controle de formigas em jardim

Na internet, é possível encontrar diversos tipos de agentes que combatem as formigas em jardins. Selecionamos apenas os melhores, e que de fato funcionam, contudo, vale ressaltar que esses métodos não são regras universais que funcionam para todos os casos, mas é possível tentar.

Vamos às dicas?

Vinagre

O Vinagre tem mil e uma utilidades, não? E pode também ser um forte aliado para a prevenção das formigas por conta do seu cheiro forte e o teor moderado de álcool entre outros produtos. Para se ver livre das formigas em seu jardim com a ajuda do vinagre, use um borrifador com vinagre e água na proporção 50 / 50, e aplique próximo da raiz, em borrifadas não muito longas. Evite as folhagens, já que a acidez dos produtos podem prejudicar as folhagens.

Cal ou Bicarbonato de sódio

Esses dois elementos são de forte ação corrosiva, e quando usados em excesso podem trazer malefícios para o seu jardim, por tanto, os aplique no caminho que as formigas costumam fazer para afasta-las. Use pouco produto e depois a espalhe para não gerar queima do gramado entre outros.

Café

Ao contrário do Cal e do Bicarbonato, o café  é um agente natural e tem o poder de neutralizar odores, e afastar as formigas do seu jardim. A borra do café deve ser colocada também no caminho dos insetos.

Odores fortes

As formigas são animais sensíveis a fortes odores, e se repelem e evitam esses espaços.  Itens naturais como cravo, canela, alho, limão entre outros. Podem ser colocados dentro de borrifadores com água e espirrar nas plantas, sem prejudicar o seu crescimento.

Plantas repelentes

Ainda sobre odores fortes, algumas plantas são repelentes naturais das formas e podem ser plantadas em seu jardim sem alterar a estética ou a beleza. Entre essas plantas estão o hortelã, cebolinha entre outros! É a maneira mais natural de repelir as formigas do seu jardim.

 

Não esqueça que o primeiro passo para ter um jardim saudável é manter a irrigação em dia, de forma periódica e pratica. Quer saber mais sobre isso? Converse com a gente.

Continue acompanhando nosso blog! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *